Brasil sofre, mas bate Japão e vai às quartas do mundial de futsal
23/09/2021 - 16h12
Liandra Curopos
Brasil sofre, mas bate Japão e vai às quartas do mundial de futsal
23/09/2021 - 16h12
Liandra Curopos
Seleção brasileira comemorando um dos gols feitos na partida contra o Japão
(Foto: Reprodução/Twitter)
Em uma partida que exalou emoção, o Brasil venceu o Japão, nesta quinta-feira (23), por 4 a 2 nas oitavas de finais do mundial de futsal, disputada na Lituânia. Os gols brasileiros foram de Ferrão, Leozinho, Pito e Gadeia.
Nas quartas, a seleção enfrentará o Marrocos, que superou a Venezuela por 3 a 2 . A partida contra os africanos será em Vilnius, às 10h (de Brasília) deste domingo (26). O vencedor do duelo encara a atual campeã Argentina ou a Federação Russa de Futsal, que representa a Rússia, punida de competir com a bandeira do país.
A seleção brasileira é a maior campeã mundial na modalidade. Desde a primeira edição, em 1982, quando o torneio era organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), são sete títulos, e cinco a partir de 1989, ano em que o evento passou a ser realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O jogo:
A seleção brasileira começou a partida levando um susto dos japoneses. Logo nos primeiros dois minutos, um dos três brasileiros do time oriental, o goleiro Higor Pires adiantou o capitão Shota Hoshi, que bateu forte e aproveitou a falha do goleiro Guitta para colocar o Japão na frente. Porém, a vantagem dos asiáticos durou apenas três minutos. Guitta conseguiu achar Ferrão na entrada da área e o pivô driblou a marcação soltando uma bomba: 1 a 1.
O Brasil pressionou para conseguir a virada, mas os japoneses seguram o empate até o final da primeira etapa.
Pela volta da partida, o canarinho continuou com ritmo ofensivo forte e trabalhou a maior parte do tempo no lado oriental, mas sem conseguir concluir as jogadas.
Depois de diversas tentativas sem sucesso, aos 11 minutos do segundo tempo, a virada, enfim, veio. O ala Leozinho recebeu em velocidade pela esquerda, driblou Higor e finalizou para balançar as redes: 2 a 1.
Faltando dois minutos para o fim da partida, o Brasil ampliou o placar com Pito, que foi lançado na área, driblou o goleiro com a bola ainda no ar e finalizou, marcando o terceiro dos brasileiros: 3 a 1.
Mas o sufoco não havia acabado. No lance seguinte, Ryosuke Nishitani soltou a bomba da intermediária e surpreendeu Guitta, mantendo a partida aberta: 3 a 2.
Os japoneses foram para o tudo ou nada adotando o goleiro-linha, mas o Brasil aguentou a pressão. Nos segundos finais, o pivô Gadeia definiu o placar marcando mais um, para alívio verde e amarelo: 4 a 2.
Confira os melhores momentos da partida: