A seleção feminina brasileira foi a primeira classificada para a final da Liga das Nações. Nesta quinta-feira (24), as meninas do Brasil encararam o Japão na semifinal, na bolha de Rimini, e venceram - com bastante dificuldade - por 3 sets a 1. Confira as parciais dos sets:
1º set: BRA 25 x 15 JPN
2º set: BRA 25 x 23 JPN
3º set: BRA 29 x 31 JPN
4º set: BRA 25 x 16 JPN
Como já vem sendo nas últimas partidas, Tandara foi o grande nome do jogo com incríveis 23 pontos - ela se tornou a quarta maior pontuadora da Liga feminina. Outro destaque brasileiro foi a ponteira Gabi, com 16 pontos, atrás dela ficou Fernanda Garay, com 13. Kurogo e Koga - quinta maior pontuadora da Liga - foram as peças importantes que incomodaram o Brasil desde o primeiro set.
O jogo foi marcado por volume de jogo, intensidade e incríveis defesas de ambas as equipes. O primeiro set foi o mais tranquilo para a seleção brasileira, apesar de ter iniciado apertado. Zé Roberto, que normalmente se mostra calmo, demonstrou preocupação logo no início, prevendo ser uma partida complicada. Mas logo depois da primeira parada técnica, o jogo do Brasil se encaixou e a equipe deslanchou na frente fechando em 25 a 15.
No segundo set as japonesas voltaram mais ligadas, com defesas espetaculares e sabendo explorar bem os bloqueios brasileiros. No entanto, o Brasil também se mostrava forte, com ataques rápidos e boas defesas, o jogo começou a ser bem páreo e equilibrado, mas a seleção chegou na frente abrindo vantagem em 2 sets a 0.
A equipe brasileira acabou cedendo o duro e sufocado terceiro set. O Japão começou na frente abrindo uma boa vantagem, o Brasil chegou a empatar no 14 a 14 e, desde então, o set foi decidido ponto a ponto. A capitã Natália entrou no final da terceira etapa e destruiu cada ponto, mas as japonesas foram superiores e venceram o set em 29 a 31.
Complicado, como os outros, o quarto set não foi diferente. Apesar da grande diferença em que a última etapa se tornou, o Japão não havia deixado de incomodar. Com Kurogo e Koga no ataque, a seleção brasileira sabia que não podia deixar as japonesas ganharem confiança, então a partida foi encerrada e o Brasil conseguiu a primeira vaga para a final da Liga das Nações.
Confira os melhores momentos da partida: