CAMPEÕES! Brasil supera Polônia na final e conquista título inédito da Liga das Nações
Com atuação de gala, seleção masculina começa atrás, mas vira o jogo contra os adversários e vence a Liga pela primeira vez
27/06/2021 - 13h10
Liandra Curopos
CAMPEÕES! Brasil supera Polônia na final e conquista título inédito da Liga das Nações
Com atuação de gala, seleção masculina começa atrás, mas vira o jogo contra os adversários e vence a Liga pela primeira vez
27/06/2021 - 13h10
Liandra Curopos
Brasil conquista título inédito pela Liga das Nações e tem quatro jogadores eleitos como os melhores da competição em suas posições
(Foto: FIVB)
O Brasil é campeão da Liga das Nações pela primeira vez depois de pegar o quarto lugar nas últimas duas edições do campeonato. A seleção masculina encarou a Polônia na final e, apesar de ceder o primeiro set, mostrou muita força, intensidade e vontade de vencer. O jogo, que aconteceu neste domingo (27), na bolha de Rimini, terminou em 3 sets a 1. Confira as parciais da partida:
1º set: BRA 22 x 25 POL
2º set: BRA 25 x 23 POL
3º set: BRA 25 x 16 POL
4º set: BRA 25 x 14 POL
Como esperado, o primeiro set foi o mais equilibrado. As equipes ficaram trocando pontos por quase toda a partida. Apesar de pouca diferença, a Polônia se manteve na frente; o Brasil chegou a encostar no placar em 16 a 16, mas os poloneses já estavam com a partida encaminhada para fechar o set e abrir a vantagem em 1 a 0.
A partir da segunda etapa, a seleção brasileira voltou com mais intensidade e conseguiu neutralizar os ataques poderosos de Kubiek e Leon, os principais pontuadores poloneses. Com bloqueios e saques bem encaixados, o Brasil conseguiu se manter na frente, mas sem uma vantagem confortável. A seleção aproveitou um momento de desestabilização dos adversários e chegou a abrir cinco pontos na frente, mas como era um jogo digno de final, a Polônia chegou junto e conseguiu empatar a partida. No set point para o Brasil, Leon errou o saque e a seleção brasileira empatou em 1 a 1.
Com atuação brilhante de todo o time, principalmente de Wallace, o terceiro e quarto set foram os mais tranquilos. As seleções começaram as duas últimas etapas com um jogo equilibrado, trocando pontos. Porém, a partir do meio para frente, o time brasileiro mostrou que estava com cede de título e abriu vantagens enormes sobre seus adversários, fechando as parciais em 25/16 e 25/14.
Todos da equipe tiveram papéis fundamentais para a vitória da amarelinha, mas Wallace foi o nome do jogo anotando 22 pontos. Leal veio logo atrás com 17 pontos e Lucarelli marcou 13. Bruninho, com levantamentos precisos, foi o responsável por chamar o time para o jogo e demostrar força aos companheiros, como um excelente capitão faz. Thales fez ótimas defesas e Maurício se mostrou um verdadeiro paredão nos bloqueios.
Confira os melhores momentos da final:
Ao final da partida, ocorreu a premiação da Liga das Nações. Wallace foi o MVP (melhor jogador) da competição e Leal, Maurício Souza e Thales foram eleitos os melhores em suas posições.
Assim, o Brasil encerra a Liga das Nações com 15 vitórias em 17 jogos, perdendo apenas para França e Rússia na fase classificatória do torneio. Com isso, o Brasil se torna, a primeira seleção a vencer todos os seis principais campeonatos de nível mundial de vôlei: Liga das Nações, Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Liga Mundial e Copa dos Campeões.
Cerimônia de encerramento da Liga das Nações
(Foto: FIVB)