E a primeira medalha olímpica do surfe finalmente veio! Depois de uma noite e madrugada sofrida com Silvana Lima não conseguindo avançar para as semifinais e Medina sem o bronze, Ítalo Ferreira conquista a primeira medalha no esporte estreante das Olimpíadas.
O campeão mundial iniciou o dia enfrentando o japonês Hiroto Ohhara nas quartas de final e venceu por 16.30 a 11.90, avançando na competição. Nas quartas, o potiguar bateu de frente com o australiano Owen Wright e superou o adversário em uma bateria acirrada: 13.17 contra 12.47.
Na final, o surfista brasileiro encarou o japonês Kanoa Igarashi, que venceu o brasileiro Gabriel Medina na semifinal.
Em bateria decisiva, nos primeiros segundos, Ítalo arriscou uma manobra em uma onda grande e teve sua prancha quebrada. O brasileiro fez a troca e ressurgiu na competição para assustar o japonês: de cara, Ítalo entra de frontside, engata uma sequência ótima de manobras, batendo com força no topo da onda, levantando muita água e conseguiu uma nota 7. Na sequência, o brasileiro consegue um 5.50 e amplia a diferença para 12.50 contra 4.50 do japonês.
Com o tempo passando, o japonês não conseguia encaixar nenhuma manobra enquanto Ítalo estava no modo imparável, aproveitando bem cada onda que aparecia. Então, faltando 12 minutos para o encerramento, o brasileiro conseguiu uma nota 7.77 e o somatório ficou 14.77 a 5.56 de Kanoa.
A bateria foi seguindo e o tempo corria a favor do Brasil. No placar, a superioridade do potiguar era nítida: 15,14 contra 6,60. Faltando dois minutos para terminar a competição, Ítalo já nadava em direção à areia para comemorar o primeiro ouro do Brasil nos Jogos e na modalidade do surfe. Emocionado, Ítalo e sua equipe comemorou o ato histórico do brasileiro.