A abertura dos Jogos Olímpicos ainda não aconteceu mas o Brasil estreou antes com uma performance incrível da seleção feminina de futebol. As meninas do Brasil encararam as chinesas, nesta quarta-feira (21), para abrir a participação brasileira no evento. O jogo foi vencido por 5 a 0 com gols de Debinha, Andressa, Bia e dois de Marta.
A seleção volta em campo no próximo sábado (24) para enfrentar a atual vice-campeã mundial, Holanda, às 8h.
O jogo:
As chinesas começaram maiores e mais ofensivas no início do jogo. A pressão era tanta que, até os primeiros 6 minutos, o Brasil não conseguia sair do campo de defesa. A China possuía um ataque forte, passes precisos e jogadas muito rápidas.
Mas foi aos 8 minutos que o placar abriu. Bia Zaneratto conseguiu recuperar a bola chinesa logo no campo de defesa das adversárias, cruzou para Debinha que cabeceou no travessão e a bola sobrou para rainha Marta marcar o primeiro gol da seleção nas Olimpíadas.
Após o gol, as chinesas continuaram ofensivas, bem rápidas e valorizando a posse de bola, porém, não chegaram a finalizar no gol. Enquanto isso, o Brasil conseguia se soltar mais e ia encontrando brechas na defesa da China para atuar no contra ataque.
O segundo gol aconteceu aos 21 minutos quando Bia, que estava sozinha na extremidade da grande área chutou forte para o gol. A goleira Shimeng defendeu, mas Debinha esperta no rebote colocou a bola para dentro. 2 a 0 para o Brasil.
O resto do tempo continuou equilibrado, com um Brasil mais ofensivo. Aos 39 minutos, a China finalizou pela primeira vez fazendo Bárbara trabalhar. A atacante Miao Siwen, sozinha, chutou forte e a goleira brasileira precisou se esticar para defender o gol.
Diferente do primeiro tempo, as chinesas começaram a segunda etapa conseguindo finalizar mais jogadas no gol, fazendo o time do Brasil se assustar em diversos lances.
O Brasil quase marcou o terceiro gol aos 15 minutos da segunda etapa quando a bola foi lançada para Debinha no centro da grande área; ela ajeitou e chutou por cima da goleira em um lance bonito. Shimeng chegou a tocar na bola, ela bateu no travessão e a China recuperou, não dando chance para rebote.
Com o tempo passando, o Brasil foi deixando as chinesas gostarem do jogo fazendo a Bárbara se assustar novamente. A goleira brasileira salvou mais um lance com a ponta dos dedos após um chute vindo de Zhang Xin no meio da área.
Mas, mesmo assim, o Brasil conseguia chances de elaborar seus lances. Após uma jogada de ataque, a bola sobrou para Marta, no canto do lado direito da grande área, que chutou de primeira em um ângulo difícil e marcou o terceiro gol da seleção.
Aos 35 minutos do segundo tempo, Andressa foi derrubada dentro da grande área e o pênalti foi marcado. A própria meia cobrou e converteu o quarto gol para a seleção brasileira.
Ainda sobrou tempo para Bia Zaneratto marcar o dela depois de uma roubada de bola de Debinha, que cruzou para a atacante que conseguiu finalizar com um chute em diagonal.
Sendo assim, a partida foi finalizado em 5 a 0 para as meninas do Brasil, tendo a melhor estreia possível.