Resumão Olímpico: veja as atuações do Brasil até o momento e confira o que vem por aí
Prata no skate, bronze no judô, finais na ginástica, estreia histórica do surfe e muito mais
25/07/2021 - 16h47
Liandra Curopos
Resumão Olímpico: veja as atuações do Brasil até o momento e confira o que vem por aí
Prata no skate, bronze no judô, finais na ginástica, estreia histórica do surfe e muito mais
25/07/2021 - 16h47
Liandra Curopos
Com muita competição pela frente, Brasil já conta com duas medalhas olímpicas
(Foto: edição)
Skate
O Brasil foi medalha de prata no skate street com Kelvin Hoefler com uma pontuação de 36.15, perdendo apenas para o japonês Yuto Horigomi, que anotou 37.18. O terceiro lugar ficou com o estadunidense Jagger Eaton, com 35.35. Felipe Gustavo e Giovanni Vianna também competiram mas não conseguiram chegar às finais.
Na noite deste domingo (25), às 20h30, acontecem as disputas do street feminino. As brasileiras na competição são Pâmela Rosa, Leticia Bufoni e a fadinha Rayssa Leal, de apenas 13 anos.
Kelvin Hoefler é o primeiro medalhista brasileiro de skate e da edição de 2020
(Foto: Time Brasil)
Judô
O Brasil conquistou a medalha de bronze na categoria masculina até 68kg com Daniel Cargnin. O brasileiro chegou a encarar o melhor do mundo e derrotou o mesmo em tempo normal. Vacilou na semifinal perdendo para o japonês Hifumi Abe, que lhe deu um ippon e acabou com a luta. Daniel foi em busca da medalha de bronze e conseguiu superar o israelense Baruch Shmailov em tempo normal.
Larissa Pimenta, de 22 anos, na categoria até 52kg, conseguiu chegar até as oitavas de final mas foi parada pela japonesa bicampeã Uta Abe. A judoca ficou muito abalada e disse que deu o seu melhor na competição.
Na categoria até 48kg feminino, Gabriela Chibana estreou na competição vencendo Harriet Bonface, de Malawi. A brasileira precisou de apenas 15 segundos para impor o ippon. Porém, no sorteio das oitavas, Gabriela teve que bater de frente com o principal nome da categoria, Distria Krasniqi, de Kosovo, onde foi derrotada. Chorando, a brasileira se desculpou pela derrota.
Na categoria até 60kg masculino, o feito se repetiu. Eric Takabatake enfrentou Soukphaxay Sithisane, de Laos. Foi uma disputa acirrada e difícil, mas o brasileiro levou a melhor. Pelas oitavas, Erik encarou o sul-coreano Kim Won-Jin, nono no ranking mundial, e foi, também derrotado.
Daniel Cargnin foi o primeiro medalhista brasileiro de bronze
(Foto: COB)
Futebol Feminino
A seleção brasileira feminina foi quem deu o pontapé inicial do Brasil nos Jogos e não decepcionou. As meninas do Brasil, que fazem parte do Grupo F, enfrentaram a China pelo primeiro jogo e atropelaram as adversárias por 5 a 0. Pela segunda rodada, encararam a campeã europeia e vice mundial Holanda e, em um jogão, empatou por 3 a 3. O próximo compromisso da seleção é na terça-feira (27), às 8h30, contra a Zâmbia. A seleção só precisa de um empate para se classificar na competição.
Brasil e Holanda na segunda rodada da fase de grupos olímpicos
(Foto: CBF)
Futebol Masculino
Pelo masculino de futebol, o Brasil também surpreendeu e venceu a rival Alemanha por 4 a 2 pelo primeiro jogo do Grupo D. Já na segunda rodada, contra a Costa do Marfim, a seleção ficou com um a menos durante 70 minutos da partida e terminou o jogo no 0 a 0. Com esse resultado, o Brasil precisa apenas de um empate contra a Arábia Saudita, duelo que acontece na próxima quarta-feira (28), às 5h30.
Brasil e Costa do Marfim pela segunda rodada da fase de grupos das Olimpíadas
(Foto: CBF)
Vôlei de Quadra
Pelo vôlei masculino, a seleção brasileira enfrentou a Tunísia, equipe mais fraca do grupo, e apesar de vencer por 3 a 0, o time verde e amarelo não surpreendeu na atuação, que foi tomada pelo nervosismo de estreia. O próximo confronto da seleção acontece na segunda (26), contra a Argentina, às 9h45.
As meninas do Brasil também venceram a Coreia do Sul por 3 a 0 com uma certa facilidade e enfrenta a República Dominicana na terça-feira (27), às 7h40.
Seleção brasileira de vôlei em seus primeiros jogos olímpicos, ambos vencendo por 3 a 0
(Foto: edição)
Ginástica Artística
Pelo masculino, o Brasil conseguiu classificar três atletas para disputarem as medalhas nas finais de quatro categorias diferentes, esses são: Arthur Zanetti (argolas), Caio Souza (salto e individual geral) e Diogo Soares (individual geral). A decisão do individual geral dos Jogos está prevista para quarta-feira (28), às 7h15.. A final das argolas e do salto vão acontecer no dia 2 de agosto, a partir das 5h.
Pelo feminino, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva conseguiram a classificação para irem até a final. Rebeca no solo, salto e individual geral e Flávia na trave.
Na apresentação do solo, Flavinha fez uma apresentação linda, mas no final torceu o tornozelo e causou muita preocupação. Ela desistiu de continuar na categoria, mas foi classificada na trave. A decisão da trave acontece só dia 3 de agosto e a ginasta tem esperança de se recuperar.
Enquanto para Rebeca, a chance de medalha acontece na quinta (29), com a disputa do individual geral. A decisão do salto vai ser disputada no próximo domingo (1), e a do solo no dia 2 de agosto.
Rebeca Andrade e Arthur Zanetti vão até as finais na ginástica
(Foto: edição)
Surfe
A estreia do surfe não podia ser melhor. Ítalo Ferreira foi o brasileiro que começou a disputa na primeira bateria e se classificou em primeiro lugar com um somatório de 12.90. O surfista irá encarar o australiano Billy Stairmamd, na madrugada de domingo para segunda, às 2h12.
Gabriel Medina, o grande nome do surfe brasileiro, começou dando susto em uma pontuação baixa, mas na reta final não decepcionou e passou também em primeiro lugar com 12.23. Medina vai encarar o também australiano Julian Wilson, também na madrugada de domingo para segunda, às 1h36
Pelo feminino, a cearense Silvana Lima avançou para as oitavas de final em segundo lugar com um somatório de 12.13. A surfista vai enfrentar a portuguesa Teresa Bonvalot, neste domingo, às 22h.
Tatiana Weston-Webb também se classificou em primeiro lugar com uma pontuação de 11.33. A gaúcha vai encarar a japonesa Amuro Tsuzuki nas oitavas de final, nesse domingo (25), às 22h36.
Brasileiros estreiam no surfe sendo todos classificados para as oitavas de final
(Foto: edição Olimpíada Todo Dia)
Vôlei de Praia
Pelo primeiro dia do vôlei de praia, na primeira rodada da modalidade, tanto a dupla feminina, Ágatha e Duda, quanto a masculina, Alisson e Álvaro, enfrentaram argentinos e levaram a melhor na tranquilidade, vencendo as partidas em 2 sets a 0. Pela segunda rodada, os meninos encaram os americanos Lucena/Dalhausser na terça, à 00h. As meninas também jogam na terça, mas contra as chinesas Wang/Xia, às 10h.
Ao contrário das outras duplas, Evandro e Bruno Schimit, tiveram dificuldades para vencer dos adversários chilenos. A partida foi decidida no tie break e o Brasil venceu por 2 sets a 0. Os brasileiros voltam a jogar na madrugada de segunda para terça-feira, às 3hs, contra os marroquinos El Graoui e Abicha.
Neste domingo (25), às 23h, a outra dupla feminina Ana Patrícia e Rebecca, enfrentam as quenianas Makokha e Khadambi, sendo as últimas a estrearem nos jogos.
Seleção de vôlei de praia inicia bem nos Jogos Olímpicos
(Foto: edição)
Remo
Lucas Verthein, remador do Botafogo, se garantiu nas semifinais do single skiff ao ficar na segunda colocação na sua bateria, superado apenas pelo alemão Oliver Zeidler. Lucas foi o quinto melhor índice no ranking geral com o tempo de 7:14:26. O brasileiro volta na próxima terça-feira (27), às 23h18.
Lucas Verthein se classifica para as semifinais do single skiff
(Foto: COB)
Hipismo
O primeiro dia de hipismo adestramento contou com João Victor Oliva, filho da rainha Hortência, do basquete. O atleta superou todas as expectativas e conquistou a maior nota do Brasil na história dos Jogos, 70.419, marca que o deixou na quinta colocação do Grupo A. Apesar da boa nota, a situação é complicada: apenas os dois melhores de cada grupo se classificam, além das sei melhores pontuações gerais.
João Victor Oliva avança no adestramento e se torna o maior pontuador brasileiro na categoria
(Foto: Reuters)
Handebol
Pela primeira rodada da fase de grupos, as meninas do Brasil enfrentaram o Comitê Olímpico Russo e a partida foi levada no ponto a ponto. As seleção empatou em 24 a 24 e volta em quadra na segunda (26) para a segunda rodada do grupo B, contra a Hungria, às 23h.
A seleção masculina estreou nos Jogos perdendo de 27 a 24 para a Noruega em uma partida em que o Brasil iniciou ganhando. Pela segunda rodada, os meninos irão enfrentar a França, neste domingo (25), às 21h.
Seleção feminina empata na primeira rodada olímpica contra o Comitê Russo
(Foto: COB)
Tênis de Mesa
Gustavo Tsuboi, esperança de medalha, atropelou o Romeno, Ovidiu Ionescu, por 4 sets a 1 e avança para a terceira rodada, que acontece na segunda (26), às 22h, onde enfrentará o nigeriano Quadri Aruna.
A brasileira Bruna Takahashi não conseguiu passar pega francesa Jia Nan Yuan e foi derrotada por 4 sets a 0. A paulista de 21 anos está eliminada d individual, mas ainda compete na categoria de duplas no tênis de mesa junto com Tsuboi.
Tsuboi passa, mas Bruna é eliminada. Ambos ainda competirão juntos por equipes
(Foto: COB)
Natação
O revezamento 4x100 metros livre masculino, composto por Breno Correia, Pedro Spajari, Gabriel Santos e Marcelo Chierighini, conseguiu o quinto lugar nas eliminatórias e vai à final.
Fernando Scheffer também se classificou e está entre os 16 classificados para as semifinais dos 200m livre com o segundo melhor tempo (1:45.05).
Nos 100m costas, Guilherme Guido passou em 11º e também vai para as semifinais.
Murilo Sartori ficou em último na quinta bateria e está eliminado nos 200 metros livre (1:47.11).
Guilherme Basseto também não conseguiu passar das eliminatórias na prova dos 100m costas.
Felipe Lima, aos 36 anos, disputou as semifinais dos 100m peito, mas ficou em 12º lugar e perde a chance de disputar medalhas na categoria.
Caio Pumputins, estreante nas Olimpíadas, não conseguiu avançar para as semifinais dos 100m peito depois de ficar em 6º lugar em sua bateria, com um tempo de 1min00s75. Ele volta a piscina na próxima quarta feira (28) para disputar 200m medley.
Guilherme Costa, recordista sul-americano de 400m também acabou ficando fora após ficar em 5º lugar em sua bateria com 3min45s99, 11º tempo no geral - apenas os oito melhores classificam.
No revezamento 4x100m livre feminino, a equipe brasileira formada por Larissa, Oliveira, Ana Carolina Vieira, Etiene Medeiros e Stephanie Balduccini fez o 12º melhor tempo das eliminatórias, com 3min39s19, e também ficou fora da final.
Revezamento 4x100m livre nas Olimpíadas de Tóquio
(Foto: Satiro Sodré/CBDA)
Tênis
A dupla feminina Luisa Stefani e Laura Pigossi, levaram a melhor em cima das canadenses em uma partida de resultado 2 a 0 e agora aguardam adversárias para a próxima fase dos Jogos Olímpicos.
A dupla masculina Marcelo Melo e Marcelo Demoliner foi eliminada pelos croatas Mate Pavic e Nikola Mektic. Em um jogo equilibrado, os adversários venceram em 2 a 0, sendo o primeiro set decidido no tie break
No individual masculino, a esperança de medalha Thiago Monteiro, se despediu das Olimpíadas depois de ser derrotado pelo alemão Jan-Lennard Struff por 2 sets a 0.
Também no individual masculino, João Menezes quase teve a chance de classificação, mas foi parado pelo croata Marin Cilic, que venceu a partida por 2 a 1. A disputa teve uma duração de 3 horas e 23 minutos
Luisa Stefani e Laura Pigossi derrubam as favoritas e avançam no tênis olímpico
(Foto: COB)
Esgrima
Nathalie Moelhausen estreou na competição enfrentando a vice campeã olímpica, Rossella Fiamingo, e foi derrotada em uma disputa bastante acirrada. No tempo normal de combate, a partida terminou em 9 a 9 e foi para a prorrogação, mas a italiana levou a melhor e a representante do Brasil deu adeus aos Jogos.
Pelo masculino, Guilherme Toldo vai enfrentar o japonês Toshiya Saito pela segunda rodada da competição na madrugada de domingo para segunda, à 00h35.
Nathalie é eliminada ao enfrentar vice campeão olímpica
(Foto: COB)
Levantamento de Peso
Pela categoria de até 48kg, Natasha Rosa terminou a disputa em 9º lugar marcando 95kg no arremesso e 78 no arranco, somando 173kg. A vencedora da prova foi a chinesa Hou Zhihui, que teve 210 kg de somatório e bateu o recorde olímpico da prova no total, no arremesso (116 kg) e no arranque (94 kg).
Natasha Rosa fica em nono lugar em levantamento de peso na categoria até 48kg
(Foto: COB)
Tiro com Arco
Pela equipe mista, Ane Marcelle (636 pontos) e Marcus D’Almeida (651 pontos) somaram 1287 pontos na prova e ficaram na 20ª colocação e não se classificam para fase de mata a mata da competição. Resta aos brasileiros a disputa individual.
Tanto Marcus quanto Ana avançam são classificados para a próxima fase do individual
(Foto: COB)
Tiro Esportivo
Felipe Wu, primeiro medalhista brasileiro na Olimpíada do Rio, fica na 32ª posição na pistola de ar 10m e fica fora dos Jogos de Tóquio. O medalhista de prata da edição passada somou 566 pontos e ficou na frente de somente quatro adversários.
Felipe Wu tem péssimo desempenho e fica fora dos Jogos Olímpicos
(Foto: COB)