Durante a madrugada dessa sexta (30), a seleção brasileira feminina foi a campo pelas quartas de final do torneio para enfrentar a poderosa seleção canadense. As duas equipes já haviam se enfrentado esse ano na Copa She Believes, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos. Lá, as brasileiras jogaram muito bem e conquistaram uma boa vitória por 2 a 0. Neste jogo, a seleção ia com a moral alta após uma excelente fase de grupos onde venceu China e Zâmbia, e empatou com as atuais vice-campeãs do mundo, a Holanda.
No jogo, a seleção brasileira não conseguiu impor seu ritmo e sentiu muita falta das suas atacantes nas construções das jogadas. Debinha e Bia Zaneratto se isolaram muito no ataque e o meio campo não conseguia chegar a elas. Mesmo com essa falta de encaixe do Brasil, a seleção canadense não levou muito perigo ao gol de Bárbara. O Brasil foi ter sua primeira grande chance aos 14 minutos, quando Tamires tabelou com Marta e levou perigo no chute colocado. O Canadá aos 24' teve uma grande chance com Fleming. A meio campo dominou bem na entrada da área e chutou rasteiro, levando muito perigo. Aos 33', Formiga achou um belíssimo passe para Duda que sofreu pênalti no corte da zagueira canadense. O lance porém foi anulado por impedimento no momento do toque da volante brasileira. Depois disso o Brasil entrou com mais garra no jogo. Debinha e Bia tiveram duas boas chances de abrir o placar antes do intervalo mas nada feito.
Apesar desse grande momentum que o Brasil vivia no fim da primeira etapa, o Canadá voltou a milhão para o 2ºtempo, marcando com linhas altas e trocando passes rápidos. Entretanto foi a seleção brasileira quem levou perigo ao gol adversário no começo. Andressinha aos 9' e Rafaelle aos 11' tiveram boas chances, porém não converteram. A seleção canadense, aos 13 minutos, teve o que pode ser considerado o lance mais perigoso do jogo. A zagueira Gilles cabeceou uma bola alçada na área e colocou ela no travessão. Após isso, apenas Debinha para o Brasil e Rose para o Canadá levaram perigo e, com o placar zerado, o jogo foi para a prorrogação.