Ao que se esperava ser um jogo de estreia olímpica fácil acabou surpreendendo a todos. Apesar de vencer por 3 sets a 0, a seleção masculina de vôlei, na madrugada de sexta para sábado, deu vários sustos e quase vacilou contra a Tunísia. O adversário, por mais "fraco" que seja considerado, demostrou esforço e força de vontade, o que acabou incomodando o atual campeão da VNL.
O Brasil demorou a engrenar, mas conseguiu controlar a partida e vencer o primeiro desafio das Olímpiadas, sendo marcado pela volta do treinador Renan Dal Zotto, que esteve fora durante a Liga das Nações por conta de complicações da Covid-19. Apesar de ter sido internado por mais de um mês, Renan não se poupou: vibrou, correu, gritou, cobrou e apoiou a equipe nos momentos de maiores dificuldades. Confira as parciais da partida:
1º set: BRA 25 x 22 TUN
2º set: BRA 25 x 20 TUN
3º set: BRA 25 x 15 TUN
O jogo
O primeiro set, apesar de ter vencido, foi sufoco do início ao fim. O Brasil teve dificuldade de entrar no jogo e estava errando mais do que o normal, principalmente no ataque. A Tunísia chegou a abrir 8 a 4 e Renan se viu na necessidade de parar a partida.
A finalização e a recepção não estavam funcionando e demorou mais do que o esperado para a seleção chegar perto no placar, mas Lucarelli conseguiu e o Brasil empatou no 16 a 16. Na sequência, a equipe verde e amarela saiu na frente, mas o adversário alcançou novamente com um ace de Ben Othmen. Porém, foi um susto e o Brasil fechou o set em 25 a 22 com um bloqueio fenomenal de Lucarelli.
O segundo set não começou diferente. A equipe que sempre teve bastante sincronia, se viu com problemas de se infiltrar no jogo e finalizar suas jogadas, além de erros de passe e recepção que não estavam encaixando. Com isso, a Tunísia se mostrou superior e conseguiu abrir uma boa vantagem e, novamente, o Brasil foi atrás do prejuízo.
Pela metade da segunda etapa, Renan trocou um Leal sem muita ação por um Douglas Souza que entrou na partida pegando fogo. O ponteira da seleção que estourou na internet, foi o que fez a equipe virar a chave e começar sua reação. Por sorte, a Tunísia cometia erros e o time brasileiro conseguiu abrir 18 a 16. A partir dali, o Brasil retomou o controle da partida e, com a ajuda das pancadas de Wallace, fechou o segundo set em 25 a 20.
O terceiro set foi a redenção brasileira. Finalmente, a equipe entrou nos eixos e se consagrou na partida. A seleção deslanchou logo de início e chegou a abrir 11 a 3 com um ace sensacional de Wallace. O treinador, então, vendo o destino vitorioso que estava se encaminhando, deu espaço para os reservas atuarem. Além de Douglas que já estava presente, Alan, Cachopa e Maurício entraram em quadra e mantiveram o ritmo, fechando o último set em 25 a 15. Assim, o Brasil deu sustos, mas estreou com vitória nas Olimpíadas de Tóquio.
Confira os melhores momentos da partida: