Kelvin Hoefler é prata no skate! Brasil conquista primeira medalha em Tóquio com modalidade estreante
Kelvin, quarto melhor do mundo, chega à final do skate street e conquista a primeira medalha brasileira
25/07/2021 - 2h37
Liandra Curopos
Kelvin Hoefler é prata no skate! Brasil conquista primeira medalha em Tóquio com modalidade estreante
Kelvin, quarto melhor do mundo, chega à final do skate street e conquista a primeira medalha brasileira
25/07/2021 - 2h37
Liandra Curopos
Kevin Hoefler é prata no skate street e se torna o primeiro medalhista brasileiro na modalidade e na Tóquio 2020
(Foto: REUTERS/Toby Melville)
A primeira medalha olímpica brasileira finalmente chegou e de um jeito histórico. Ela veio da primeira final olímpica de skate da história, incluso a partir desta edição de 2020. Kelvin Hoefler conquistou a prata após conseguir uma pontuação de 36.15, atrás apenas do japonês Yuto Horigomi, que anotou 37.18. O estadunidense Jagger Eaton completou o pódio com a bronze marcando 35.35
A primeira volta do brasileiro foi quase impecável e os juízes deram uma nota de 8,98. Com essa nota, o paulista começou assumindo a liderança.
Pela segunda volta, Kelvin fez a mesma sequência e voltou com 8,84, enquanto seus adversários foram afetados pelo nervosismo, cometendo bastante erros. O astro Nyjah Huston e o garoto Jagger se recuperaram bem na última volta e anotaram 9,01 e 9,05, respectivamente. Mesmo assim, o brasileiro continuava no topo.
Na etapa das manobras, o nível subiu. Quatro dos seis que finalizaram o primeiro truque conseguiram pontuação de 9 ou mais. Enquanto para Kelvin, os juízes custaram para dar uma nota 9, mas ele chegou perto: 8,99 e continuou na frente.
No segundo truque, todos caíram, apenas o estadunidense Jagger pontuou. No terceiro, Kelvin tentou finalizar a manobra que queria fazer no segundo truque e errou. Eaton, conquistando a melhor nota até ali, 9.40, saltou para a primeira posição. Horigomi, Milou e Giraud também pontuaram e ultrapassaram o paulista.
Na quarta manobra, o japonês Horigomi deu um show executando um giro de 360° e um slide nose que lhe gerou a maior nota da competição: 9,50. No entanto, Kelvin conseguiu 7,58 após encostar no chão para não cair e foi para terceira posição.
O japonês colocou as mãos na medalha de ouro depois de executar sua última bela manobra e anotar 9,30. Kelvin Hoefler garantiu a prata com um giro de 180° e slide com nose. A nota de 9,34 colocou o brasileiro na segunda posição.
Manobra final que garantiu Kevin Hoefler no pódio
"Isso aqui representa o skate brasileiro, a nossa garra e a nossa persistência. Isso aqui é o começo de uma geração do Brasil que está por vir, e amanhã tem muito mais" disse Kelvin após receber a medalha de prata.