Com uma a mais, Brasil vence Zâmbia e se classifica para as quartas
Em jogo marcado por paralisações, gol de Andressa Alves de falta assegura seleção brasileira na próxima fase
27/07/2021 - 11h20
João Pedro Lemos
Com uma a mais, Brasil vence Zâmbia e se classifica para as quartas
Em jogo marcado por paralisações, gol de Andressa Alves de falta assegura seleção brasileira na próxima fase
27/07/2021 - 11h20
João Pedro Lemos
Jogadoras brasileiras comemorando o gol da vitória
(Foto: ge)
No começo de mais um dia brasileiro, as mulheres foram a campo às 8h30 para enfrentar a Zâmbia. Uma vitória classificaria a seleção que ainda torcia por uma zebra no confronto entre Holanda e China para passar em 1º do grupo.
Com a classificação muito bem encaminhada, a técnica Pia Sundhage decidiu rodar o elenco e começou o jogo com uma série de jogadoras reservas. A falta de entrosamento era clara e a marcação forte da Zâmbia fizeram com que o jogo fosse extremamente preso, porém a diferença técnica entre as equipes era suficiente para não impedir uma atuação superior da seleção zambiana. Como se isso já não bastasse, aos 9' Ludmila sofreu uma falta na risca da área. Ao cair, ela acabou acertando o joelho no rosto da goleira Nali que precisou ser substituída pela reserva Musole. Além disso, por ser uma chance clara de gol, a zagueira Mweemba foi expulsa após a árbitra consultar o VAR. Quase 10 minutos depois, na cobrança da falta, Andressa Alves marcou o único gol da partida.
Poucos minutos depois, mais uma paralisação. A atacante Bia Zanerato se chocou com Kundananji e ambas foram atendidas. A brasileira não conseguiu seguir no jogo e foi substituída, enquanto a meia zambiana permaneceu em campo com um curativo na cabeça.
No segundo tempo, após as seis mudanças feitas pela treinadora sueca, a seleção se encontrou um pouco mais no jogo, porém a marcação ainda era forte, impedindo que muitas chances fossem criadas. Após 45 minutos extremamente mornos, a árbitra ainda deu mais 6 minutos de acréscimos por conta das alterações mas nada ocorreu além disso.
Tabela do Grupo da seleção brasileira de futebol feminino
(Foto: ge)
Após o jogo a atacante Andressa Alves, autora do gol da partida, falou sobre o próximo jogo e ressaltou o pé no chão
"É um jogo de cada vez, somos um grupo fechado, todo mundo é importante, todo mundo conta, e a gente vai forte para as quartas."
Com essa vitória a seleção se garante nas quartas de final e o sonho do ouro olímpico permanece vivo. O Brasil volta a campo na sexta feira (30) às 5h da manhã no horário de Brasília.