A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram, nesta terça-feira (3), em Tóquio, a medalha de ouro na classe 49er FX feminino da vela e, assim, se consagraram bicampeãs olímpicas na modalidade depois do primeiro lugar na Rio 2016. Uma curiosidade é que, depois desta medalha, a família Grael conquista sua nona medalha olímpica. Martine Grael é filha de Torben Grael, com cinco pódios, e sobrinha de Lars, com outros dois.
Na última regata, a decisão, as brasileiras terminaram com o terceiro melhor tempo, mas na frente das rivais diretas pelo primeiro lugar no pódio, as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, e as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke.
A pontuação dessa modalidade da vela acontece ao longo de vários dias, em 13 regatas, somando os resultados. A dupla brasileira teve uma atuação INCRÍVEL nas últimas provas e bastaram ficar em terceiro lugar na regata da medalha para conquistarem o ouro.
O primeiro lugar no pódio foi conquistado com um total de 76 pontos perdidos. A medalha de prata ficou com as alemãs Tina Lutz e Sussan Beucke, com 83, e o bronze foi para as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, com 88.