BICAMPEÃO! Seleção brasileira bate Espanha na prorrogação e conquista o ouro olímpico
Com gols de Matheus Cunha e Malcom, Brasil consegue vitória em jogo de altíssimo nível
07/08/2021 - 12h20
João Pedro Lemos
BICAMPEÃO! Seleção brasileira bate Espanha na prorrogação e conquista o ouro olímpico
Com gols de Matheus Cunha e Malcom, Brasil consegue vitória em jogo de altíssimo nível
07/08/2021 - 12h20
João Pedro Lemos
Seleção brasileira comemora ouro olímpico
(Foto: Reuters)
Em uma final extremamente disputada, Brasil e Espanha empataram o jogo por todo tempo normal e boa parte da prorrogação. As equipes dividiram as duas etapas entre si, de forma que em cada um dominasse um tempo.
Nos primeiros 45 minutos a seleção brasileira foi quem teve o domínio do jogo. Trocou passes e manteve a posse. As principais chances vieram com Anthony pelo lado direito. A primeira delas veio logo aos 9' quando o ponta direito brasileiro cortou pra dentro e inverteu o jogo para Arana que chutou cruzado, rente a trave. Apesar disso a Espanha não aceitou 100% a pressão brasileira. Aos 15' Oyarzabal resvalou de cabeça e Diego Carlos cortou quase em cima da linha. Depois dos 20 minutos o Brasil voltou a dominar a partida e aos 33', após um levantamento na área, o goleiro Unai Simón saiu mal do gol e atropelou Matheus Cunha. Após o VAR chamar, o árbitro decidiu marcar pênalti. Richarlison pediu a bola, porém botou a bola por cima do gol espanhol.
Ainda no 1º tempo, Claudinho levantou na área e Daniel Alves acreditou no lance, jogando a bola de volta pro meio. Contando com a falha de Pau Torres, Cunha ficou com ela sozinho na marca da cal, precisando apenas empurrar pro gol e abrir o placar para o Brasil.
Na volta do intervalo o técnico espanhol mexeu, dando mais velocidade ao time. Com isso, a Espanha cresceu no jogo, começou a dominar a posse e controlar o jogo. O Brasil criou algumas chances no começo do segundo tempo, porém as chances desperdiçadas deram a moral que a seleção espanhola precisava e aos 16' Oyarzabal acertou uma belíssima finalização de primeira deixando tudo igual no placar. Jardine não mexia no time e as pernas cansadas deixavam a situação brasileira muito difícil. No fim da segunda etapa Soler e Bryan Gil acertaram a trave em um intervalo de 3 minutos.
Matheu Cunha, autor do 1º gol brasileiro
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Na prorrogação mais do mesmo. Uma seleção brasileira cansada deixava a bola com a Espanha, que tinha pulmões frescos em campo. Porém o contra ataque brasileiro era forte. Malcom e Anthony pararam na defesa que trabalhava para bloquear os chutes. A partir daí o Brasil começou a pressionar a saída de bola e levar perigo em seus ataques. Em um desses momentos Claudinho arriscou de longe após uma saída de bola apressada da seleção espanhola recuperada pelo meia.
Após um primeiro tempo de prorrogação agitadíssimo, o segundo não poderia ser diferente. Logo no começo da etapa, Anthony lançou e Malcom ganhou na velocidade e chutou na saída do goleiro, que ainda tocou com a ponta da chuteira, deixando todos os brasileiros de pé antes da bola entrar com calma e sem pressa. A Espanha foi pro abafa e pressionou, porém não conseguiu criar nenhuma lance de perigo, finalizando o jogo em 2 a 1 para o Brasil, que agora é bicampeão olímpico!