Alerta medalha! Brasil conquista primeira medalha de bronze com Daniel Cargnin no judô
Brasileiro derrota melhor do ranking mundial nas quartas, é superado na semifinal, mas se recupera e conquista bronze no judô
25/07/2021 - 10h21
Liandra Curopos
Alerta medalha! Brasil conquista primeira medalha de bronze com Daniel Cargnin no judô
Brasileiro derrota melhor do ranking mundial nas quartas, é superado na semifinal, mas se recupera e conquista bronze no judô
25/07/2021 - 10h21
Liandra Curopos
Daniel Cargnin é o primeiro a conquistar a medalha de bronze para o Brasil
(Foto: REUTERS/Sergio Perez)
A tradição do Brasil garantindo medalha no judô nas Olimpíadas continua. A modalidade que mais gerou pódio para a seleção foi agraciada por uma sequência de lutas incríveis protagonizadas por Daniel Cargnin, que, nesta madrugada e manhã de domingo (25), derrotou o israelense Baruch Shmailov na semifinal da categoria peso-meio-leve (até 66kg) e conquistou o primeiro bronze do Brasil nos Jogos.
Nas primeiras fases, Daniel derrotou Mohamed Abdelmawgoud (EGI) e Denis Vieru (MOL), ambos no golden score. Na sequência, o brasileiro orquestrou sua vitória mais “importante”. Daniel teve que ficar frente a frente com o italiano Manuel Lombardo, o líder de judô da categoria no ranking mundial.
Cargnin não se mostrou intimidado com o nome da competição na sua frente e encerrou a luta ainda no tempo normal com um wazari nos últimos segundos.
No entanto, na semifinal, o brasileiro encarou o judoca japonês Hifumi Abe e foi derrotado por um ippon. Perdendo a chance de conquistar o ouro, Daniel foi atrás da bronze.
Na disputa pela medalha, o representante do verde e amarelo enfrentou o israelense Baruch Shmailov e ambos protagonizaram uma luta tensa e sangrenta.
Daniel tinha dificuldade para conseguir a pegada, mas foi atrás do confronto e deu duas entradas sem sucesso. Com um minuto, o israelense recebeu uma punição por falta de combatividade. Na sequência, o brasileiro executou um wazari e marcou o primeiro ponto logo no tempo normal.
Após uma entrada de Shmailov, o nariz de Cargnin começou a sangrar e a luta foi interrompida para o atendimento do brasileiro. Na volta, o israelense foi para o tudo ou nada e quase completou uma queda, mas Daniel girou no ar para evitar a pontuação adversária. Nos segundos finais, o judoca da seleção foi esperto e provocou uma punição por falta de combatividade, preservando a vitória. Ao fim da luta, muito feliz, Daniel chorou junto com a treinadora Yuko Fujii.
Confira a luta que deu o bronze para o brasileiro: