Depois de Johanne Defay vencer a australiana Stephanie Gilmore na primeira bateria do dia, a francesa disputou a próxima chave contra outra australiana, Sally Fitzgibbons. Desta vez, Defay foi superada e Sally avançou na competição com ótimas manobras.
SEMIFINAL: Tati x Sally
A australiana foi de cabeça erguida para a semifinal contra a brasileira Tati Weston-Webb e acabou largando na frente chegando a abrir 10.83 contra 2.17 fazendo a gaúcha precisar de 8.66 para passar à frente. A brasileira conseguiu se aproximar, ainda que Sally houvesse ampliado o placar.
Em uma bateria cheia de emoção, Tati conseguiu uma nota 8.00 conseguindo ultrapassar a australiana, faltando apenas seis minutos para finalizar a disputa. A brasileira conseguiu segurar o resultado de 13.17 a 11.73 e garantiu seu lugar na grande final.
FINAL: Tati x Carissa
Pela disputa da final, Tatiana teve a havaiana Carissa Moore, a número um do mundo e quatro vezes campeã mundial, pela frente. Em um novo modelo da WSL, a decisão do título foi feita em uma melhor de três.
Pela primeira bateria, Tati levou a melhor depois de realizar mais uma virada na competição. Carissa iniciou a competição com boas manobras, mas pecava na finalização, o que não rendeu altas notas. Enquanto isso, a gaúcha escolhia bem suas ondas e executava sequências diferenciadas e, faltando apenas cinco minutos para finalizar a primeira bateria, Tati conseguiu virar em um placar de 14.26 a 14,06 e levou a melhor na primeira etapa.
Pela segunda bateria, Carissa mudou totalmente sua postura e entrou com tudo na etapa indo para o tudo ou nada, até porque se a Tati vencesse a brasileira se tornaria a campeã do evento. Com isso em mente, a havaiana iniciou a competição finalizando sua primeira onda nos segundos iniciais abrindo um incrível 8.93, botando pressão para cima da gaúcha. Na sequência, a americana conseguiu ampliar a nota fazendo 14.76 contra 1.33 de Tati.
Buscando uma reação, a brasileira computou 7.93, somando 10.60, porém, Carissa aumentou novamente sua nota para um 16.60, obrigando Tatiana a anotar um 8.68 para passar à frente da adversária.
Nos últimos minutos, Carissa e Tati entraram em ondas ao mesmo tempo onde a havaiana conseguiu aumentar sua nota para 17.26, enquanto a brasileira somou 15.60, fazendo a série ficar empatada.
Pela bateria da decisão, Carissa foi impecável e comandou a etapa do início ao fim. Fazendo manobras e movimentos difíceis, a havaiana não abriu espaço para a brasileira tentar chegar perto. Em certo momento, Carissa ampliou tanto o placar que obrigou a Tatiana a fazer uma nota 15.00 para assumir a liderança. A gaúcha não desistiu fácil e diminuiu a diferença para 11.70 contra 15.00 da adversária, mas não conseguiu ultrapassar.
Nos momentos finais da bateria, Moore aumentou sua nota para 16.60 e Tati se viu sem muitas esperanças. A etapa foi finalizada e a havaiana foi consagrada campeã pela quinta vez.