O Brasil segue fazendo história nos campeonatos internacionais e, desta vez, foi a ginástica rítmica que se destacou. Na manhã desta quinta-feira (28), em Kitakyushu, no Japão, Bárbara Domingos se tornou a primeira ginasta brasileira a conseguir disputar uma final em uma competição Mundial da modalidade.
Babi e Ana Luísa Neiva competiram, hoje, nas classificatórias da fita e das maças, mas não conseguiram ir para às finais dos instrumentos. Porém, com a bota nota adquirida nos outros dias, Bárbara se manteve entre as 18 primeiras no Individual Geral e conseguiu a vaga inédita para disputar a final.
Nos dias anteriores, Babi Domingos somou ótimas notas tanto no arco como na bola, mas deu show na fita (20.500) e nas maças (22.500). Sendo assim, terminou a competição com 69.800 ficando em 13° lugar na classificação do Individual Geral - apenas as 18 primeiras avançam.
Já Ana Luísa Neiva, fazendo sua estreia no Mundial, não conseguiu manter o ritmo do primeiro dia. Na fita, ela ficou com 17.200 e nas maças terminou com 17.850. Assim, a ginasta finalizou sua participação com um total de 60.900, terminando em 35° no Individual Geral.
A classificação de Babi para às finais da categoria é um feito histórico. O melhor resultado anterior a esse, no formato atual da competição, havia sido obtido pela própria Bárbara, em 2019, em Baku, quando finalizou a competição em 31° lugar.
- Estou me sentindo muito feliz. Não me caiu a ficha ainda a respeito da importância desse resultado. É tudo muito novo, mas tenho a certeza de que isso é resultado de um trabalho muito intenso nosso. Não só meu, mas de toda uma equipe técnica atrás de mim. Sem eles, com certeza não estaria no nível em que estou hoje. Querendo ou não, estar entre as 18 melhores do mundo....não tem o que dizer! - afirmou.
A grande final do Individual Geral acontece no próximo sábado (30), às 2h25 (de Brasília). Além disso, nesta sexta-feira (29), às 4h50, acontece a disputa por conjuntos gerais. E no domingo (31), às 5h25, são os conjuntos por aparelhos. Todos esses eventos serão transmitidos pelo Sportv2.