Pâmela Rosa e Lucas Rabelo confirmaram seu favoritismo na primeira edição dos Jogos Pan Americanos Júnior - para atletas até 23 anos - e conquistaram a medalha de ouro de street skate, nesta sexta-feira (26), sem muita dificuldade.
Pelo feminino, a bicampeã mundial da Street League, levou o título sem nenhuma rivalidade direta, uma vez que o nível de suas adversárias era inferior e a maioria não conseguia acertar manobras básicas.
A brasileira terminou a prova com 12.69. A prata ficou com a mexicana Itzel Granados (8.74) e a bronze com a norte-americana Poe Pinson, com 6.88.
No masculino, não foi tão fácil para Lucas levar o título. Os nove participantes do continente estavam em um nível mais alto e a competição foi acirrada na maior parte do tempo. Durante os intervalos entre um competidor e outro, o brasileiro decidiu mudar de skate, alegando que “a lixa estava ruim no início”, então teve que trocar.
Com o desenrolar da prova e mandando bem na fase das manobras chegando a conseguir a maior nota do evento (8.71), Lucas Rabelo foi se mostrando mais e acabou ficando com o primeiro lugar, com 29.12. O vice campeão mundial nem precisou do seu último trick para comemorar a medalha de ouro.
O segundo lugar ficou com o peruano Angelo Caro, queridinho da torcida brasileira desde as Olimpíadas de Tóquio, quando vibrava com a conquista de Gustavo Hoefler. A bronze foi para o colombiano Juan Carlos.
Com esse resultado, tanto Pâmela quanto Lucas já garantem vaga para o Pan Americano de 2023, em Santiago.