Resumão Paralímpico: Com mais seis medalhas, Brasil caminha para os últimos dias dos Jogos no top 10
Seleção fecha nono dia das Paralimpíadas com mais quatro ouros, uma prata e um bronze, além de classificações
02/09/2021 - 13h25
Liandra Curopos
Talisson Glock garantiu medalha de ouro na categoria S6
(Foto: Miriam Jeske/CPB)
Chegando nos últimos dias dos Jogos Paralímpicos, o Brasil continua com ótimas performance e permanece entre os dez melhores no quadro geral, com um total de 54 medalhas - sendo 19 ouros, 13 pratas e 22 bronzes.
Com esse resultado, o país finaliza o Dia 9 na sexta posição adicionando seis medalhas, além de classificações para finais.
Confira abaixo o resumo do dia:
Natação
Gabriel Araujo conquistou, nesta manhã, sua terceira medalha nos Jogos Paralímpicos, sendo a segunda de ouro. O brasileiro disputou os 50m costas, na classe S2, e levou a melhor com um tempo de 53.96s.
Além de Gabrielzinho, Talisson Glock foi outro brasileiro que conquistou uma medalha de ouro nesse nono dia dos Jogos. O nadador, que venceu os 400m livre, na categoria S6, em 4min54s42, pega sua terceira medalha em Tóquio, sendo o primeiro ouro da vida.
Gabriel Araujo conquistou sua segunda medalha de ouro na competição
(Foto: Ale Cabral / CPB)
Taekwondo
Nathan Torquato conseguiu a primeira medalha de ouro paralímpica na história da modalidade. O brasileiro venceu todas as suas lutas até aqui e teve a medalha de ouro confirmada após seu adversário da final não apresentar condições de luta.
Nathan consegue ouro inédito para o Brasil e termina competição vencendo todas as lutas
(Foto: Rogério Capela/CPB)
Atletismo
Pelo atletismo, Alessandro Rodrigo conseguiu o bicampeonato no lançamento de disco, na categoria F11, atingindo a marca de 43.16m, quebrando o recorde paralímpico - que já era dele. Essa é segunda medalha do brasileiro no Japão, sendo uma dourada e outra prata.
Marivana Oliveira atingiu a segunda melhor marca no lançamento de peso, na classe F35, com 9.15m, ficando com a medalha de prata na modalidade.
Mateus Evangelista também subiu ao pódio depois de atingir sua melhor marca da temporada no salto em distância, na classe T37. O brasileiro saltou em 6.05m e ficou com a medalha de bronze na modalidade.
Alessandro Rodrigo se sagrou bicampeão olímpico no lançamento de disco na categoria F11
(Foto: Wander Roberto/CPB)
Futebol de 5
A seleção masculina venceu o Marrocos, por 1 a 0, em um jogo truncado, com direito a gol contra dos adversários, e vai a final da modalidade. Sem nunca ter perdido na história dos Jogos, o Brasil vai em busca de seu quinto ouro paralímpico. Pelo jogo da final, o país enfrentará a Argentina, que se classificou em cima da China, por 2 a 0.
Atletas da seleção brasileira comemorando classificação para a final do Futebol de 5
(Foto: Ale Cabral/CPB)
Goalball
Pelo goalball masculino, o Brasil bateu a Lituânia por 9 a 5 e garantiu sua vaga na final em busca do ouro inédito na modalidade. Parazinho marcou seis gols e ajudou a seleção a desbancar a campeã da Rio 2016.
Pelo feminino, as meninas do Brasil perderam a semifinal contra os Estados Unidos nas penalidades em um jogo que terminou 2 a 2 no tempo regular. As brasileiras foram para o segundo tempo vencendo por 2 a 0, mas as estadunidenses conseguiram o empate faltando apenas 18 segundos para o final da partida. Agora, a seleção vai em busca da medalha de bronze contra o Japão.
Nathan e Romário da equipe brasileira masculina de Goalball
(Foto: Uol)