Verstappen e Red Bull dominam final de semana e holandês vence com facilidade
Bottas e Norris fecham o pódio e Russel segue na saga por seu ponto com a Williams
04/07/2021 - 12h00
João Pedro Lemos
Verstappen e Red Bull dominam final de semana e holandês vence com facilidade
Bottas e Norris fecham o pódio e Russel segue na saga por seu ponto com a Williams
04/07/2021 - 12h00
João Pedro Lemos
Max Verstappen, líder do campeonato
(Foto: uol)
No segundo final de semana consecutivo na Áustria, o Red Bull Ring recebeu inúmeros fãs durante todo o final de semana. Por conta do incrível desempenho de Max Verstappen durante essa temporada, as arquibancadas estavam pintadas de laranja. No primeiro treino livre da sexta, a RB16 do holandês foi a mais rápida, seguida das duas Ferraris. Na segunda etapa do dia, Lewis Hamilton apareceu na ponta da tabela, marcando o tempo mais rápido do dia, 1:04.523.
No sábado, antes da qualificatória, tivemos o último treino livre. Nele a grande surpresa foi a aparição de Antonio Giovinazzi em 5º. Verstappen foi mais uma vez o mais rápido, o que servia de prévia para a próxima sessão.
Durante o treino classificatório, tivemos Ocon saindo fora da disputa logo no Q1, amargando o 17º lugar no grid. Já no Q2 nós tivemos um final eletrizante. Com Alonso prestes a finalizar sua volta rápida e podendo emergir na tabela para o Q3, Sebastian Vettel, que iria começar a sua, entrou na frente do espanhol estragando seu tempo. Porém, para uma grande parte dos fãs da Fórmula 1, isso foi como um presente já que George Russel, o queridinho da galera, conseguiu, pela primeira vez na temporada, avançar para o Q3 com a Williams.
Já no final da última sessão, quando tudo parecia encaminhado para que Max Verstappen fosse pole, Lando Norris veio em uma volta avassaladora marcando os dois primeiros setores roxos. Porém, no final não deu para o jovem piloto da McLaren que ficou com a segunda posição, sua melhor marca na carreira. Enquanto isso, na pole deu o holandês. Fechando o top 5 tivemos Perez da Red Bull em terceiro e as duas Mercedes de Hamilton e Bottas na quarta e quinta colocação
Confira como ficou o top 10 do grid de largada:
Na largada não tivemos muita ação no pelotão da frente. A única grande mudança foi George Russel perdendo algumas posições ainda na largada. Já no pelotão de trás Ocon viu sua Alpine ser prensada e Giovinazzi tocando em uma de suas rodas dianteiras. O piloto francês abandonou a prova ainda na primeira volta e o Safety Car foi chamado à pista. Na relargada tivemos bastante ação, principalmente entre Norris e Perez. O Mexicano partiu pra cima do Inglês com tudo, mas o jovem piloto da McLaren se segurou como pode, porém, pra se defender, foi necessário fechar o espaço da Red Bull, o que acarretou numa punição de +5 segundos. Com isso, Sérgio Perez caiu algumas posições e a batalha agora era entre Lando Norris e Lewis Hamilton.
Após algumas voltas aguentando a pressão do heptacampeão mundial, o prodígio inglês foi ultrapassado. No rádio, Hamilton fez questão de elogiar Norris. "Que grande piloto" disse o piloto da Mercedes no rádio.
A corrida continuou e Max Verstappen seguiu liderando e aumentando sua vantagem na liderança. Um pouco atrás, Gasly segurava os portões e era seguido por Ricciardo, que havia feito uma excelente largada e ganhado várias posições, Perez e Leclerc. A Ferrari avançou pra cima do Mexicano que empurrou o jovem piloto pra fora, da mesma forma que foi feito com ele. Isso acarretou em uma punição de +5 segundos para o piloto, punição essa que viria a se repetir algumas voltas depois com Checo empurrando novamente o piloto da Ferrari.
Na volta 53, Valtteri Bottas ultrapassou seu companheiro de equipe que contava com alguns problemas de desempenho. Lewis foi logo ultrapassado por Norris também. O jovem assumia a terceira posição, porém ainda com 5 segundos de penalidade estaria perdendo o pódio naquele momento. Porém Lando foi abrindo vantagem de Hamilton que, em determinado momento parou nos boxes para por um novo jogo de pneus.
Seguindo a corrida o pelotão da frente se mantinha o mesmo, porém, na volta 63, uma batalha incrível acontecia no fim da zona de pontuação. George Russel, que naquele momento ocupava a 10º colocação, era perseguido pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. Russel se defendeu como pode para tentar pontuar pela primeira vez com a Williams, porém, o jovem não foi capaz de segurar o Espanhol por muito tempo. Na 68º volta, faltando 3 voltas para o fim da corrida, Fernando Alonso ultrapassou a Williams e se colocou na zona de pontuação.
71 voltas depois do início, Max Verstappen cruzou a linha de chegada em mais uma vitória tranquila. Bottas e Norris completaram o pódio. O holandês agora abre uma margem ainda maior para o segundo colocado Lewis Hamilton no campeonato de pilotos, sendo ele a esperança da Red Bull para o fim da hegemonia Hamilton-Mercedes.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP da Grã-Bretanha que contara com uma Sprint Race no sábado para gerar o grid da corrida. Essa vai ser a estreia desse experimento da fia que ocorrerá mais algumas vezes ao longo do campeonato.