Em mais um fim de semana de Formula 1, os pilotos voaram até Sochi, na Rússia. Durante a semana, fortes chuvas atingiram a cidade, deixando todos preocupados e ponderando a seguinte questão: Será que teremos outra "não-corrida" que nem tivemos em Spa? As previsões para o fim de semana não eram boas, principalmente para o sábado (25).
Na sexta (24) o clima era bom. Nos treinos livres, o último vencedor do GP da Rússia, Bottas, liderou os tempos nas duas sessões. Durante o TL2, Max Verstappen reclamava sobre a dificuldade de ultrapassagem causa pela falta de potência final. Para resolver tal problema, ao fim do dia a Red Bull anunciou que trocaria o motor do piloto holandês, fazendo com que o atual líder do campeonato de pilotos largasse no fim do grid. Outro piloto que foi muito bem durante os treinos foi Norris, que apesar do 8º tempo no TL1, conseguiu o 4º melhor tempo no TL2.
No sábado, como era esperado, a chuva veio com tudo no começo do dia, impedindo até mesmo a realização do TL3. Porém, conforme a hora ia passando, a chuva ia dando uma pequena acalmada, o suficiente para permitir a realização do treino classificatório. Verstappen, que já iria trocar o motor de seu carro, decidiu não realizar nenhuma volta rápida, para não arriscar nada e poder pensar durante mais tempo em sua estratégia. Além dele Schumacher, Mazepin, Giovinazzi e Latifi também não conseguiram realizar uma volta boa o suficiente para sair do Q1.
No Q2, a grande surpresa foi Leclerc, que apareceu com um problema mecânico, não colocou nenhum tempo e ainda anunciou que também trocaria algumas peças em seu carro, largando ao lado de Verstappen no fim do grid. No Q3, todos os 10 carros começaram suas voltas com pneus intermediários, porém faltando 5 minutos os pilotos decidiram arriscar com pneus macios. Ali, as Mercedes eram as favoritas para conseguir a primeira fila, porém, com voltas surpreendente, Carlos Sainz e George Russel conseguiram 2º e 3º e Lando Norris buscou uma pole inédita em sua carreira. Com Hamilton em 4º e Bottas apenas em 7º.