Mas não se pode comparar o time de Renato Gaúcho à seus recentes antecessores. A vontade e união que esse Flamengo apresenta dentro de campo é algo que só foi visto anteriormente com o português multicampeão. Apesar de uma volta do intervalo tensa, e 15 minutos de nervosismo pela vantagem que havia perdido, o rubro-negro se reencontrou no jogo, justamente após substituição à dedo de Renato: saiu Everton, entrou Michael, e com ele o gás que faltava para o motor carioca voltar ao máximo e voltar à amassar o adversário. Com a confiança alta, o baixinho arriscou um chute improvável de primeira, a bola estourou no travessão e voltou na cabeça de Arrascaeta, para colocar novamente a equipe na frente e dar tranquilidade para o resto do jogo.
Mas não parou por aí, e Renato promoveu também a entrada do criticado Vitinho no lugar de Bruno Henrique, que apesar de não fazer gols ou dar assistências, foi o grande destaque do Flamengo pela movimentação. E Vitinho preciso apenas de três toques na bola, para dominar, cortar para a esquerda e chutar uma bola venenosa, que quicou na frente de Ezequiel e enganou o goleiro do Defensa. Com 3 a 1 e a classificação já selada, mais um "flash" do Flamengo e 2019: não se satisfez. Em contra-ataque de almanaque, Michael tocou para Gabigol, que deu uma bela ajeitada para Vitinho, novamente cortar e fechar o placar do chocolate rubro-negro. 4 a 1, vaga para as quartas de final, e muita comemoração da torcida, que teve a noite dos sonhos na volta aos estádios.
As lições tem que ser aprendidas, um time com tanto volume e agressividade não pode deixar o lado competitivo de lado em prol de suas ideologias. Um gol como o de hoje, se sofrido em uma fase adiante, pode resultar em eliminação, e certamente Renato não quer deixar de fazer história no Flamengo por uma falha tão besta como essa. Mas o Flamengo está no caminho certo, e o grupo sabe disso, não atoa abraçou a causa do técnico desde o primeiro momento, e mostra estar mais unido do que nunca em busca dos objetivos em comum.
Classificado, o Flamengo pode finalmente respirar aliviado após a conturbada saída de Ceni. Amanhã, descobre seu adversário: Internacional e Olímpia batalham no Beira-Rio para saber quem enfrenta o rubro-negro na próxima fase. O jogo de ida terminou empatado sem gols. No domingo, o Flamengo volta à campo pelo Brasileiro. Embalado com as duas goleadas e boas atuações, a equipe recebe o São Paulo, time que está engasgado desde de Jorge Jesus, sendo um dos poucos clubes que o português não venceu. O jogo acontece no Maracanã, às 16 horas, e vale a perseguição aos líderes para o rubro-negro.
Confira no vídeo abaixo os melhores momentos do baile do Flamengo na volta da torcida aos estádios: