Fluminense joga com regulamento, elimina Cerro e está nas quartas da Libertadores
Tricolor administra 2 a 0 do primeiro jogo e não sofre riscos no Maracanã; possível FLAFLU da semifinal está cada vez mais próximo
03/08/2021 - 21h30
Vicente Arantes
Fluminense joga com regulamento, elimina Cerro e está nas quartas da Libertadores
Tricolor administra 2 a 0 do primeiro jogo e não sofre riscos no Maracanã; possível FLAFLU da semifinal está cada vez mais próximo
03/08/2021 - 21h30
Vicente Arantes
Maracanã estava lindo no jogo desta terça-feira (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)
O Fluminense está nas quartas de final da Copa Libertadores! Depois de ter o jogo de volta adiado devido à tragédia com o filho do treinador Arce, o tricolor voltou a enfrentar o Cerro Porteño nesta terça (03) ás 19:15, e garantiu a classificação que já estava bem encaminhada após os 2 a 0 no Paraguai. O jogo do Maracanã, inclusive, não deve servir de parâmetro para o quesito "atuações", já que a equipe claramente jogou sentada no placar do primeiro jogo. A atuação morna e sem ofensividade pode irritar parte da torcida, mas Roger Machado já deixou claro que esse será seu jogo pragmático, e por enquanto vem dado certo.
O primeiro tempo foi de maior posse de bola do Cerro, mas o time paraguaio claramente não tinha capacidade de transformar essa posse de bola em vantagem no placar. Ao invés de triangulações e infiltração, preferia bolas alçadas na área que raramente encontravam Boselli. Mesmo com 6 finalizações, o Cerro não conseguiu assustar o Fluminense em momento algum; que por sua vez achou um gol após jogada individual de Fred, que resultou em pênalti que o próprio bateu para abrir o placar. Com o 3 a 0 no agregado e um adversário fraco tecnicamente, a classificação estava praticamente selada.
No segundo tempo os paraguaios pouco reagiram: era claro o esforço que eles tinham em jogar um futebol ofensivo, em conseguir boas trocas de passe e chegar próximo à área tricolor. Mesmo com apenas 35% de posse de bola e menos finalizações que o Cerro, o Flu seguia com o entendimento que a vantagem era enorme e não era preciso fazer nada além do necessário para garantir a classificação. Teve até chances de ampliar com Gabriel Teixeira e Fred, mas o placar ficou no simples mesmo. Uma vitória com a cara desse Fluminense, que não encanta a torcida mas segue por avançar em todas as competições e está cada vez mais próximo dos grandes objetivos. Para vencer a Libertadores, inclusive, o tricolor poderá realizar o super clássico contra o Flamengo na semifinal. Para isso, ambos têm de passar pelas quartas, a próxima fase da competição.
Com a vitória e a classificação, o Fluminense sabe que terá que melhorar e criar mais repertório de jogo. Isso porquê irá enfrentar o Barcelona de Guayaquil, do Equador, que foi o 4º melhor colocado na classificação geral da fase de grupos e tem o Estádio Isidro Romero como principal arma; a equipe equatoriana é fortíssima sob seus domínios, justamente onde decide a vaga para as semifinais. O jogo de ida das quartas será na quinta-feira da próxima semana (12), às 21:30, no Maracanã. Antes, o tricolor visita o América-MG, domingo (08), às 16:00, pelo Brasileirão.