Em dia repleto de ações em apoio a comunidade LGBTQIA+, Vasco vence dentro e fora de campo
Com gols de Cano e Léo Matos, Vasco vence o Brusque em São Januário por 2 a 1 e encosta no G4
28/06/2021 - 9h00
João Pedro Lemos
Em dia repleto de ações em apoio a comunidade LGBTQIA+, Vasco vence dentro e fora de campo
Com gols de Cano e Léo Matos, Vasco vence o Brusque em São Januário por 2 a 1 e encosta no G4
28/06/2021 - 9h00
João Pedro Lemos
Germán Cano comemora gol levantando bandeira do grupo LGBTQIA+
(Foto: Rafael Ribeiro)
Esse domingo (26) foi mais um dia em que o Club de Regatas Vasco da Gama entrou para história. Pioneiro no combate ao racismo no futebol com a resposta histórica de 1924, o time carioca realizou uma série de atos em prol do respeito e tolerância com a comunidade LGBTQIA+ no futebol, incluindo um manifesto contra homofobia e transfobia no esporte brasileiro.
Além disso o Cruz-maltino lançou uma camisa especial onde a clássica faixa preta deu lugar às cores do arco-íris. O clube também mudou a bandeira do escanteio pelo símbolo do movimento e trocou o tradicional mosaico das cadeiras da social pela palavra "RESPEITO".
Manifesto Vascaíno publicado hoje nas redes sociais do clube
(Foto: @VascodaGama)
Em campo o Vasco também saiu vencedor. Na primeira etapa o jogo foi muito pouco movimentado com pouquíssima ação. O time carioca jogava majoritariamente pelo lado esquerdo, pressionava bastante o adversário que acabava sempre se livrando da bola e conseguiu criar algumas poucas oportunidades de perigo. O Brusque só chegou de fato ao ataque em dois lances ainda no final de primeiro tempo.
O segundo tempo começou com o Vasco querendo mais. O Cruz-maltino foi colocando cada vez mais intensidade no jogo, até que aos 18 minutos Morato rola para Cano abrir o placar. Na comemoração, o argentino fez questão de erguer a bandeirinha do escanteio em apoio a causa e ao posicionamento do clube. Fora dos gramados o artilheiro também marcou um golaço curtindo todas as publicações que o clube fez no dia.
Logo após o gol, o time carioca caiu de rendimento e viu o Brusque crescer no jogo. Aos 34 minutos o time catarinense chegou ao ataque e em um cruzamento pela direita Leandro Castán errou o cabeceio, deixando a bola em cima do atacante Beto que empatou o jogo.
Depois disso o Vasco se lançou ao ataque. Em uma falta cobrada por Andrey, o capitão vascaíno se redimiu do erro e cabeceou para Léo Matos que, livre na entrada da pequena área, colocou o time novamente na frente.
Veja abaixo os melhores momentos do jogo:
Na entrevista pós jogo o Léo Matos parabenizou o Vasco pelo pioneirismo em mais uma luta a favor da igualdade no esporte.
"O Vasco está de parabéns pela iniciativa. É sempre pioneiro de luta contra o preconceito. A gente chegou num momento que tem que dar um basta nessas coisas de homofobia. O Vasco está de parabéns por esse tipo de campanha."
O lateral também ressaltou a importância do gol e da vitória para o elenco.
"Para a gente, foi fundamental esse resultado. Do meu ponto de vista, não merecíamos o empate. Criamos muitas ocasiões no primeiro tempo, mais ou menos umas quatro ou cinco, e não fizemos o gol. No segundo tempo, fizemos um gol e infelizmente sofremos um empate."
O Vasco agora ocupa a sexta posição na tabela e está há 2 pontos do G4.