Flamengo e Grêmio se enfrentaram nesta noite de quarta-feira apenas para "cumprir protocolo", isso porquê o 4 a 0 no jogo de ida praticamente selava a classificação rubro-negra, que demonstrou o tempo todo a imensa superioridade sobre seu adversário. Mas não por isso o confronto decisivo perdeu emoção e importância, pois o jogo marcou a volta de público ao Maracanã. Em casos como a final da Libertadores 2020 os presentes eram convidados, e não haviam comprado ingressos. Para o jogo de ontem, os ingressos variavam entre 100 e 900 reais e o torcedor precisava apresentar documentos que comprovavam estar em dia com a vacinação carioca, além de teste negativo de Covid-19.
Os mais de 6.500 presentes nas arquibancadas viram um flamengo demasiadamente desfalcado, na maioria dos casos por lesão. Mas como a classificação já estava muito bem encaminhada, o jogo serviu para Renato Gaúcho observar peças e dar ritmo à alguns jogadores, como o caso de Rodrigo Caio, que não atuava à quase dois meses devido à diversos problemas musculares. Ao lado de Thiago Maia e Matheuzinho, foram os homens do jogo. O lateral direito, inclusive, já vem pedindo passagem à muitas partidas para Isla, e o treinador rubro-negro terá boa dor de cabeça no decorrer da temporada.
Outros jogadores com boas atuações foram Léo Pereira, Éverton Ribeiro e Michael, em destaque o zagueiro, antes muito criticado e que foi seguro, e o meia, que novamente fez grande atuação e ditou o ritmo flamenguista na ausência de Arrascaeta. Quem não fez bom jogo foram Renê e Vitinho, o lateral pela falta de ritmo, e o meia porque estava sempre muito bem marcado pelos gremistas. Mas mesmo assim não comprometeram e funcionaram no "todo" da engrenagem. Andreas, para não passar batido, voltou a demonstrar um passe e pensamento refinados, muita qualidade e jogador nível Europa; peca, porém, na marcação, tendo que se adaptar ao estilo agressivo e movimentado do futebol brasileiro.
E o destaque do jogo foi ele, o artilheiro reverência: Pedro marcou mais dois gols e espantou de vez a má fase que vinha nas últimas partidas. Depois do gol contra o Palmeiras, foi a vez de anotar dois contra o tricolor gaúcho, ambos no segundo tempo, fechando oficialmente a classificação: um de pênalti aos 25, e outro aos 42 após boa jogada com ER7. Na fase mais importante da temporada, o centroavante volta a brilhar e dá opção à Renato para as três frentes em que o Fla disputa.
Nas semifinais da Copa do Brasil e Libertadores (onde enfrentará Athletico Paranaense e Barcelona de Guaiaquil, esse já na próxima semana) e em terceiro no Brasileirão, o Flamengo chega na sua melhor reta de temporada das últimas décadas. Até em 2019, quando ganhou "tudo", o time havia sido eliminado da competição eliminatória nacional. Terá que ter cabeça e concentração para levantar os canecos, mas que tudo está correndo como o imaginado, não é de negar. E na busca pelo tri Brasileiro o time volta à campo no domingo, novamente no Maracanã e novamente contra o Grêmio. A presença de público é incerta e depende da briga judicial entre Flamengo e clubes. Mas com ou sem torcida a certeza é única: o Flamengo está imparável, e uma pena de quem terá que enfrentá-lo.
Veja os melhores momentos da nova vitória rubro-negra sobre o Grêmio: