Um jogo mediano e um resultado decepcionante: este foi Flamengo e América Mineiro pelo ponto de vista rubro-negro. Em uma rodada onde seus concorrentes diretos pelo título brasileiro não venceram, o time perdeu a chance de encurtar a distância e se colocar novamente no "bolo" da pontuação, posto que perdeu após o revés contra o Grêmio. É bem verdade que os desfalques e as escolhas de poupar de Renato não ajudaram o Fla a conseguir o melhor desempenho, mas a forma como o empate veio é de se lamentar muito; Palmeiras e, principalmente, Atlético agradecem.
O América veio com a postura de se defender e partir em rápidos contra-ataques sempre que os espaços aparecessem, e eles estavam acontecendo com grande frequência. Ademir se criou com facilidade pelo lado de Renê, ainda visivelmente sem ritmo de jogo e que fez um jogo ruim, muito também pelo erro no gol de empate americano. Sem Everton e Arrascaeta, ambos sendo preparados fisicamente pro jogo da próxima quarta, a criação do Flamengo ficava restrita à Vitinho e aos volantes, que eram três na manhã deste domingo: Renato optou por Arão, Diego e Thiago Maia fazendo a trinca no meio campo. Com muita dificuldade de encontrar espaços, foi Pedro quem mais ajudou à desafogar a zaga sempre que recebia de costas pra marcação para fazer o pivô. Bruno Henrique fez um jogo para se esquecer.
No segundo tempo, para se adaptar ao apresentado no primeiro, o comandante rubro-negro promoveu a entrada de Andreas e Michael, e logo de cara as mudanças fizeram efeito: o belga deu outra dinâmica para a equipe fazendo a bola circular com mais qualidade e velocidade, e o camisa 19 mais uma vez colocou fogo no jogo e não deu descanso para a zaga do Coelho. E foi de Michael o gol que abriu o placar e vinha dando a importante vitória ao Flamengo, após linda jogada individual com uma deixada de classe de Pedro antes da finalização. Mas aos 49, Renê preferiu tentar dominar em saída de bola, perdeu para Ribamar e viu o ataque ser formado; após a bola circular a área carioca, em novo cruzamento, Alexandre Egea empatou e deu números finais ao jogo.
Veja os melhores momentos de América 1 x 1 Flamengo: