O Flamengo está na semifinal da Libertadores da América! Mas esse anúncio não é nada surpreendente, visto que a vantagem de 4 a 1 aberta semana passada, no Paraguai, já era confortável o suficiente pro time entrar no Mané Garrincha tranquilo... Mas não foi isso que aconteceu. Comandado por Renato Gaúcho e regido pelos mais de 11 mil torcedores presentes, o Flamengo destruiu completamente o Olimpia na noite de ontem; se o 4 a 1 da semana passada teria ficado "barato", o 5 a 1 do último jogo não deixou dúvidas: esse Flamengo não descansa até "girar a faca", como diria Júnior, comentarista da Globo.
Já virou rotina nos últimos jogos: o jogo coletivo prevaleceu. Seria injusto citar 1 ou 2 jogadores na hora de falar da atuação do todo, pois, de alguma forma, a maioria foi importante em momentos decisivos do jogo. A zaga, novamente, ficou com destaque negativo, levando um gol após falha de marcação de Leo Pereira, dando total espaço à Recalde. Mas, assim como vem sendo rotineiro, o erro da zaga só veio após um show ofensivo rubro-negro: Gabigol e Bruno Henrique já haviam marcado os seus no primeiro tempo, após passes de Rodinei e Arrascaeta. A classificação virou mera formalidade, e quem assistia o jogo sabia: esse time só vai descansar quando aplicar nova goleada, mais precisamente a sexta após a chegada do novo treinador.
E assim foi no segundo tempo: Arão marcou após bate rebate dentro da área, Salcedo tirou o gol de Leo Pereira, puxando-o para si e anotando o 4º do Fla, e, para fechar a conta, novamente Gabriel, dessa vez de cabeça, para se isolar definitivamente na artilharia da Libertadores. O centroavante rubro-negro agora tem 10 gols, contra 7 de Hulk, do Atlético Mineiro. O Flamengo não se esforçou para golear, jogou com a facilidade que o fazia contra ABC, por exemplo, mas o time segue encantando os olhos do rubro-negro, que volta a ter um time ofensivo e imparável à frente de seus olhos. Renato ainda precisa de títulos para igualar Jorge Jesus, mas no quesito "atuações", o treinador já ocupa um lugar muito querido dos corações cariocas.
Mais classificado do que nunca, o Flamengo agora espera Barcelona de Guayaquil ou Fluminense. Em jogo duríssimo na noite desta quinta-feira, no Equador, o tricolor precisa vencer para ficar com a vaga. Um FLAxFLU na semifinal seria o presente grande que o futebol poderia dar aos telespectadores. À ver. Enquanto não tem o adversário definido, o Fla volta ao Rio para iniciar a preparação para o duelo contra o Ceará, domingo, no Castelão, às 16:00, pelo Brasileirão.