Flamengo e Athletico Paranaense empataram em 2 x 2 no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na Arena da Baixada. A partida disputada às 21:30 desta quarta foi simultânea ao confronto entre Atlético e Fortaleza, vencido pela equipe mineira por 4 x 0, o que praticamente assegurou à vaga ao time de Cuca. No confronto rubro-negro em questão, quem tem muito a comemorar é o carioca: mesmo com um jogo abaixo das expectativas e tendo sofrido a virada no segundo tempo, conseguiu sair do Paraná com a igualdade no placar, com tudo em aberto para o jogo de volta.
O Flamengo dava indícios de que iria dominar o jogo logo nos minutos iniciais com boas chegadas de Michael e Andreas Pereira, e conseguiu um importante gol aos 15 minutos. Após chute de Gabigol que desviou em Arão, a bola sobrou para Thiago Maia marcar seu segundo gol com o manto, o primeiro em 2021. A vitória momentânea poderia servir para acalmar o Flamengo e deixar o jogo tranquilo, mas ao invés disso o Athletico foi quem virou o dono do jogo, aproveitando uma dormida do time de Renato Gaúcho com o gol marcado. Foram muitas as chances de empatar o jogo ainda na primeira etapa, mas graças à Diego Alves e à falta de pontaria da equipe paranaense, o Flamengo foi para o intervalo na frente.
Mas a vantagem durou pouco no segundo tempo: logo aos 3 minutos Pedro Henrique anotou o empate do Athletico de cabeça, após a defesa do carioca deixar um buraco na área. E o dono da casa continuava ditando todas as ações ofensivas, sem deixar espaços para o Flamengo respirar. Rapidamente a virada veio: após nova bola aérea, foi a vez de Renato Kayzer deixa o dele: 2 x 1 para o Athletico Paranaense e a Arena da Baixada em ecstasy.
Renato Gaúcho lançou Pedro no lugar de Gabigol (que torceu o tornozelo), Vitinho e Diego nos lugares de Michael e Thiago Maia, mas parecia não fazer efeito. O Flamengo parecia não conseguir furar a zaga paranaense e ainda deixava espaços para um possível terceiro gol, que dificultaria ainda mais a vida da equipe; mas aí veio o pênalti de Fasson em Rodrigo Caio. Em lance idêntico ao que Vitinho sofreu no último jogo, contra o Cuiabá (onde não foi assinalado penalidade), Rodrigo Caio levou uma cotovelada e Luiz Flávio de Oliveira foi ao VAR para marcar. Pedro, em cobrança arriscada no meio do gol, empatou e deu números finais ao placar. Em um jogo onde o Flamengo foi pior a maior parte dele e esteve atrás até o último lance, o resultado tem que ser muito comemorado.
O jogo de volta é já na próxima semana, dia 27, no Maracanã. Como a igualdade prevaleceu na ida, quem vencer se classifica para a finalíssima. Empates levam a disputa para os pênaltis. Antes disso, o Flamengo faz o clássico contra o Fluminense, também no Maracanã, no sábado. Na caça ao Atlético, sabe que não há espaços para deslizes.
Veja abaixo os melhores momentos de Athletico 2 x 2 Flamengo: