A final da Libertadores contra o Palmeiras é só daqui uma semana, em Montevidéu, mas o Flamengo já iniciou sua caminhada rumo ao tri da América com a primeira parada no Beira-Rio, na noite deste sábado, pelo Brasileirão. Depois de uma festa fervorosa no embarque para Porto Alegre na última sexta-feira, com direito à torcedores "invadindo" o ônibus da equipe e muitas palavras de incentivo, o time enfrentou o Internacional no penúltimo jogo antes da "partida do ano" e conquistou três importantes pontos para garantir a equipe na fase de grupos da próxima Libertadores.
O 2 a 1 sobre os colorados começou de forma bem semelhante ao triunfo sobre o São Paulo no último domingo, com a equipe abrindo vantagem logo no início aproveitando espaços do adversário. Primeiro Vitinho achou Gabigol livre na esquerda que, em belo chute de fora da área, abriu o placar para o rubro-negro logo aos 4 minutos. Depois, aos 11, Andreas terminou uma linda triangulação com Gabigol e Everton Ribeiro e ampliou. 2 a 0 que tranquilizava e que poderia ter se tornado 3 caso o juiz não ignorasse um pênalti claro cometido por Moisés no camisa 7 do Flamengo. O VAR pareceu conivente com o erro. Mais um no campeonato, marcado pela péssima arbitragem brasileira como de costume.
O Internacional não se poupava de atacar e fazia um jogo páreo a páreo com o vice líder do campeonato, o que resultou no gol de Taison ainda na primeira etapa após contra ataque gerado em bote falho de Isla. O lateral, por sinal, fez um jogo péssimo se comparado ao resto da equipe, o que coloca o técnico Renato Gaúcho em uma posição decisiva para formar a escalação da final: Matheuzinho em alta já provou estar melhor que o atual titular, mas seria a experiência um fator à contar para dia 27? Ainda temos o confronto contra o Grêmio para descobrir.
No segundo tempo as equipes caíram de intensidade, afinal já estamos no final de temporada e o que foi visto nos primeiros 45 minutos foi acima do que o futebol brasileiro está acostumado a apresentar, justificando o cansaço nos minutos finais. Deu tempo para Renato colocar Arrascaeta de volta depois de mais de 45 dias para ganhar ritmo de jogo. Kenedy chegou a marcar nos minutos finais, mas o VAR corretamente anulou o gol pois Gabigol, que participou da jogada, estava impedido. O Inter pôde empatar, mas valeu a garra rubro-negra e, por que não, a justiça após o pênalti não marcado.
Em termos de Brasileirão o Flamengo segue 8 pontos atrás do Galo e restam apenas 5 rodadas para tirar essa vantagem. É sabido que dificilmente o adversário irá perder esses pontos, mas pelo menos o rubro-negro encontra regularidade e se firma dentro dos 4 melhores times do Brasil. O próximo jogo será na terça-feira, contra o Grêmio na Arena em Porto Alegre. Será o segundo capítulo da "saga pelo tri", que terá sua tomada final daqui 7 dias, no estádio Centenário, no Uruguai. Flamengo e Palmeiras frente à frente pela Copa Libertadores. Está chegando a hora...
Confira abaixo os melhores momentos de Internacional 1 x 2 Flamengo: