Com excelente atuação, Vasco encerra sequência de derrotas e vence Ponte Preta por 2 a 0
Com gols de Andrey e Caio Lopes, Cruz-maltino aproveita semana cheia de treino e volta a sonhar com G4
29/08/2021 - 18h45
João Pedro Lemos
Caio Lopes comemorando seu 1º gol como profissional
(Foto: André Durão)
Após uma sequência brutal de 5 jogos em 14 dias, o Vasco da Gama teve nesses últimos 8 dias sua primeira semana completa de treinos sob o comando de Lisca. Vindo de uma sequência de 3 derrotas consecutivas, o clube carioca precisava usar muito bem esse período de preparação para poder enfrentar a Ponte Preta com força máxima. O time de Campinas vem tropeçando ao longo das últimas semanas e tentava, em São Januário, emplacar uma sequência de vitórias, porém os treinos do Cruz-maltino fizeram efeito.
A principal mudança no gigante da colina foi a postura tática. Com o tempo que teve, Lisca arrumou o time de forma a potencializar a qualidade técnica de Zeca, dando liberdade para ele flutuar pelo meio durante o ataque vascaíno e colocando Marquinhos Gabriel para atuar na faixa esquerda do campo junto de Léo Jabá. Além disso, a entrada de Caio Lopes no time fez bem a equipe. O meia atuou como primeiro volante, sendo responsável pela saída de bola da equipe e segurando muito bem na parte defensiva.
No 1º tempo o Vasco começou dominando bem a posse, trocando bons passes e criando, logo aos 3 minutos, a primeira grande chance em bom chute de fora da área realizado por Caio Lopes. Porém a Ponte soube responder e em um rápido contra-ataque, Moisés arriscou de fora, obrigando Vanderlei a fazer uma belíssima defesa. O jogo continuou sob domínio do Vasco e com a Ponte tentando a sorte em jogadas de rápida armação. Aos 18', o Cruz-maltino fez uma boa pressão na saída adversária. Leo Jabá roubou a bola, tocou para Cano que, saindo da área, deu de primeira para Marquinhos Gabriel na esquerda. O meia cruzou para Andrey que cabeceou livre na entrada da pequena área, sem chance para o goleiro Ivan. A equipe carioca pressionou por um momento pelo segundo gol, para aproveitar o embalo, porém não deu em nada. A macaca até tentou avançar no campo e teve mais posse no fim da primeira etapa mas, com exceção do incrível chute de André Luiz aos 37', não conseguiu criar nada efetivo.
Na volta do 2º tempo o Vasco mostrou que queria mais. Logo no começo, Pec tabelou com Caio Lopes e mandou uma bomba de canhota, mas Ivan fez boa defesa. O jogo seguiu e esfriou mas aos 19', Caio Lopes, que já havia arriscado de posição similar antes, chutou de fora da área e, após a bola sofrer um leve desvio, marcou o segundo gol do Vasco na partida. Com exceções de chutes de fora, a Ponte não conseguiu criar mais nada no jogo e o gigante da colina só administrou o resultado, conseguindo uma boa vitória para recuperar o ânimo e seguir buscando o G4.
Confira os melhores momentos do jogo:
Em entrevista para a Globo após o jogo, Andrey, que fez forte desabafo no jogo contra o Operário, falou sobre a sensação se reencontrar o caminho da vitória
"É um sentimento de alegria. A gente absorveu o que o professor Lisca falou pra gente durante a semana, consertamos os erros, refletimos bastante e pra hoje chegar aqui e fazer uma boa partida"
O jovem meio campista Caio Lopes, também na saída do campo, falou sobre a emoção do primeiro gol como profissional
"Fico muito feliz, é o primeiro gol, é o sonho né, poder fazer um gol aqui, eu que comecei aqui desde os 5 anos [...] fico muito mais feliz pela vitória da equipe do que propriamente pelo meu gol"
O Vasco volta a campo agora na sexta-feira (3), quando recebe, em São Januário, o Brasil de Pelotas, vice lanterna da série B.