Na tarde deste domingo (7), o clássico carioca entre Vasco e Botafogo terminou com emoções extremamente opostas. Os comandados de Enderson Moreira saíram de São Januário com um sorriso no rosto e a 1ª colocação na tabela, enquanto o Cruz-maltino basicamente decretou sua permanência na série B de 2022.
Logo no começo do jogo ambas as equipes mostraram suas cartas sem muita enrolação. O Botafogo deixou claro que permitiria o Vasco controlar a bola como quisesse e apostaria em contra-ataques, e o time de Fernando Diniz aceitou a oferta de bom grado. Entretanto, jogar com linhas altas e ter uma linha defensiva lenta decretou, mais uma vez, a derrota do elenco vascaíno. Aos 12' minutos de jogo, Oyama puxou contra-ataque veloz, entregou na frente para Warley, que cruzou de primeira para Marco Antônio finalizar sozinho na grande área. Pouco tempo depois, em uma curta troca de passes da defesa alvinegra, Carlinhos fez bom passe em profundidade para Diego Gonçalves que cruzou rasteiro para Rafael Navarro finalizar livre e marcar o segundo gol. Aos 25', a situação do Vasco ficou ainda pior. Léo Mattos, que já havia recebido um amarelo dez minutos antes, recebeu o segundo e foi expulso de campo. Ainda sim, precisando da vitória, a equipe vascaína continuou no ataque, porém não conseguia levar perigo para Diego Loureiro. Aos 35', Marco Antônio recebe excelente passe de Oyama, arranca sozinho, dribla Lucão e marca o terceiro gol do time, ainda no primeiro tempo.
Após o apito do intervalo, copos começaram a ser lançados no gramado e houve um princípio de confusão. Além disso, gritos de "time sem vergonha" ecoavam da vazia arquibancada de São Januário. Os já poucos espectadores começaram a deixar o estádio antes mesmo do segundo tempo começar.
O segundo tempo começou e, logo aos 8' minutos, o Botafogo marcou o 4º gol. Após escanteio cobrado para área, Pedro Castro aparece na segunda trave e cabeceia para o meio, achando Diego Gonçalves que só empurrou para o gol. O lance passou por revisão do VAR que anulou o gol por impedimento, porém, antes mesmo da bola voltar a rolar, o gol foi confirmado pelo próprio mecanismo. O Vasco se fechou para impedir que a goleada ficasse maior e conseguiu evitar um quinto gol do alvinegro.
Confira os melhores momentos do jogo: